quarta-feira, 12 de março de 2014

MITO DA CAVERNA (PLATÃO)

MITO DA CAVERNA (PLATÃO)

“O mito da caverna, pode ser conhecido também como Alegoria da Caverna. É considerado mais uma alegoria do que um mito, e também uma das mais importantes na história da filosofia.”

O mito conta sobre pessoas que são aprisionadas desde o seu nascimento, que vivem presos por correntes em uma caverna e que passam todo o seu tempo olhando para uma parede iluminada por uma fogueira, através da iluminação da fogueira são projetadas sombras de diversas situações que se passam no dia a dia, como por exemplo: estátuas (pessoas), animais,  plantas e muito objetos. Ao ficarem olhando as imagens, os  prisioneiros dão nomes ao que veem.
Caso um dos prisioneiros fossem forçados a sair das correntes e explorar o mundo fora das cavernas, ele entraria em contato com toda a realidade, com isso perceberia que passou toda sua vida analisando apenas imagens, ficaria encantado com a nossa natureza, os seres de verdade e tudo que visse ao seu redor. Quando ele voltasse para a caverna teria de passar todo o seu conhecimento para os que ainda não teriam saído de lá. Porém, ao contar tudo que viu e sentiu, seria chamado de louco, pois seus colegas conhecem apenas as sombras, "tornando" assim, absurdo tudo o que contará. Ao relatarem tudo isso como um absurdo, poderiam até mesmo ameaça-lo de morte, caso não parasse de falar todas aquelas "bobagens".


O que Platão quis dizer com o mito:

Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário